BANHO DO BEBÊ

• Deve ser diário, porque o bebê transpira e faz xixi e cocô várias vezes por dia. Como sua pele é muito sensível, a falta de higiene adequada pode provocar irritações e assaduras.

• Separe tudo (sabonete, cotonete, álcool 70%, algodão, pomada assadura, 1 macacão, 1 fralda,1 meia, sapatinho, pagãozinho, toalha, toalha fralda) que será usado durante e depois do banho, deixe num local de fácil acesso, ao alcance das mãos e na seqüência que vai vestir. Retire jóias e prenda os cabelos.

• Procure manter sempre o mesmo horário e local, feche portas e janelas para evitar correntes de ar e desligue o aquecedor durante o banho.

• A banheira deve ser de material rígido, mas confortável e seguro. Lave-a com água e sabão e passe álcool antes de utilizar.

• A água pode ser do chuveiro, ferver é desnecessário. A temperatura deve ficar em torno de 37°C: teste com o cotovelo, a sensação tem de ser agradável. Se não tiver prática, use um termômetro.

• Quantidade: o ideal é que a água cubra o tórax do bebê quando ele estiver recostado sobre o braço, numa inclinação de 30 graus. Não deixe o bebê molhado fora da água por muito tempo, pois ele perde calor rapidamente. Antes de colocá-lo na banheira limpe bem os genitais e lave as suas mãos, para não contaminar a água .

• Use sabonete neutro para evitar irritações e, de preferência, líquido, cujo manuseio é mais fácil.

• Não há necessidade de tampar os ouvidinhos.

• Na primeira semana a unha não deve ser cortada e sim lixada.

• Vá jogando a água sobre ele aos poucos, evitando o rosto e os ouvidos. Converse com o bebê, dizendo as partes do corpo que está lavando.

• Use uma toalha macia (toalha fralda) e seque com cuidado todas as “dobras” da criança para evitar assaduras. Se elas aparecerem, converse com o pediatra para lhe prescrever uma pomada.

TIPOS DE BANHO

Não há nenhuma técnica consagrada: banho bom é aquele em que o bebê está tranqüilo e a mãe e o pai, seguros. Nessa hora, encontrar uma posição mais confortável para a criança – tanto faz se de frente ou de bruços é melhor do que seguir receitas e posições fixas. De modo geral, há dois roteiros básicos para os primeiros banhos:

Em partes
1 – Antes de tirar a roupa do bebê, lave seu rostinho com a mão ou passando um chumaço de algodão embebido em água morna. Seque com toalha fralda macia.
2 – Limpe a parte externa do ouvido com a toalha fralda e o dedo indicador, o nariz com rolinho de algodão.
3 – Encaixe o corpo do bebê embaixo de suas axilas, com a barriga para cima e lave a cabecinha com a água da banheira. Em seguida seque.
4 – Tire a roupa dele e lave o restante do corpo.

Corpo inteiro
1- Segure o bebê com firmeza (pescoço na dobra do seu braço e com 3 dedos no seu ombrinho,a outra mão segure os pezinhos) coloque na banheira devagar.
2- Comece lavando o rosto, usando apenas água (com a mão que estava nos pezinhos). Depois, ensaboe sua cabecinha com sabonete neutro e enxágue. Por último, passe ao corpo.
3- Durante o banho, deixe uma fralda sobre o corpo dele: em contato com a água morna, o tecido ajuda a manter a temperatura por mais tempo e evita ar frio.

voltar


Vibe Studio