CÓLICAS

Desconfortos são comuns do 10º dia de vida até o 3º mês e acontecem por causa da imaturidade do sistema digestivo. Isso leva certo tempo até se regular.

Como saber se ele está com cólica?
O choro do bebê é estridente, ele fica inquieto, vermelho, faz caretas e contorce as perninhas levando-as até a barriguinha.

É importante que o bebê não engula ar nas mamadas, por isso a forma de abocanhar deve ser observada, pois todo ar engulido provoca gases. O mesmo vale para a mamadeira, o bebê deve estar bem posicionado (inclinado).E sempre fazer o bebê arrotar depois de mamar. Nunca abaixe a cabeça do bebê depois de mamar, primeiro faça-o antes de arrotar.

 

O que fazer??
Como os homens têm a temperatura do corpo um pouco mais elevada que as mulheres pode ser que as cólicas se resolvam mais rápido quando o bebê é colocado na barriga ou no antebraço do papai ou quando é o papai que faz as massagens. Os métodos são: massagem com óleo no sentido horário, exercícios de “bicicletinha”, bolsa de gel ou sementinhas ou método da contenção (coloca o bebê em forma de “cadeirinha”). As massagens devem ser feitas antes das mamadas para não provocar refluxo do leite ingerido.

voltar


Vibe Studio